Escolha seu estado

Procure seu estado Escolha seu estado...

Escolha seu estado

Procure seu estado Escolha seu estado...
O Fuso Horário utilizado é:
Brasília (UTC-03:00)
Mostrar mais horários

CRM/SE 2741 / RQE 2160
Infectologista

Área de atuação:  Infectologia

  • Médico formado pela Unidade Federal de Sergipe - UFS
  • Residência Médica em Infectologia no Hospital Couto Maia  ( SESAB )  2005 A 2008


Linfadenopatia
Linfadenopatia é qualquer alteração no tamanho e na consistência dos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos.

Os linfonodos são pequenos órgãos de defesa localizados no trajeto dos vasos linfáticos. Eles filtram a linfa, podendo reter, destruir ou retardar a proliferação de micro-organismos (como bactérias e vírus) e células cancerígenas pelo organismo.

Uma linfadenopatia que persiste por mais de duas semanas deve ser vista por um médico clínico geral ou infectologista. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma biópsia para identificar a causa do aumento do gânglio.

Tuberculose
Frequentemente, a tuberculose renal evolui insidiosamente, sem apresentar qualquer sintoma característico. Isso ocorre quando a lesão tuberculosa se localiza no interior do tecido renal. No entanto, quando a lesão atinge os cálices renais (pequenas estruturas com forma de taça que recolhem a urina no interior dos rins) ou as vias urinárias, verifica-se a eliminação de sangue na urina (hematúria).

A quantidade de sangue perdido é variável: a urina pode tornar-se intensamente avermelhada ou apresentar somente pequena quantidade de glóbulos vermelhos. Neste último caso, a eliminação de sangue na urina é evidenciada através do exame microscópico do sedimento urinário (resíduos de células, cristais e outras formações existentes na urina), realizado rotineiramente no exame comum de urina.

Quando a eliminação de sangue não é visível a olho nu, denomina-se hematúria microscópica. For outro lado, um foco tuberculoso renal pode permanecer estacionário durante anos, passando totalmente despercebido.

Primeiramente, para o tratamento da tuberculose renal, é preciso associar vários fármacos a fim de prevenir o aparecimento de resistências. Sem dúvida alguma, a má administração ou o abandono do tratamento também favorecem o aparecimento de resistências.

Quando as lesões tuberculosas estão localizadas num dos pólos dos rins (lesões “fechadas” sem contato com a circulação), fora do alcance eficiente das drogas, a solução é a cirurgia. Para não sacrificar lodo o órgão, realiza-se sempre que possível apenas a retirada da parte do rim afetada (nefrectomia parcial).

Além disso, o tratamento tem que ser prolongado para evitar a recidiva. Certamente, o melhor método para o acompanhamento da resposta ao tratamento é a avaliação bacteriológica.

#DrCarlosMagno #TuberculoseRenal #Saúde #Cuidados #Covid19 #ClínicaMédica #ClínicoGeral #Infectologia #Aracaju #Sergipe #Cemise #Climedi #ClínicaNossaSenhoraDoCarmo #ClínicaSantaSophia #Decós #Hapvida #Ipes #RedePrimavera #SaúdeCenterAracaju #Unicat

Médico do Corpo Clínico em:
Climedi
Cemise
Unicat
Clínica Nossa Senhora do Carmo
Hapvida
Rede Primavera
Clínica Santa Sophia
Saúde Center no Shopping Jardins
Ipes
Decós

Planos de Saúde credenciados as clínicas:
1. VALE
2. SUL AMÉRICA
3. AMIL
4. PROASA
5. SAÚDE CAIXA
6. ASSEM
7. ASSEC
8. CAMED
9. POSTAL SAÚDE
10. PLAN ASSISTE
11. GAMA SAÚDE
12. MED VIDA
13. CASSEMBRAPA
14. CASEC
15. CONAB

Planos credenciados em Infectologista:
1.0  UNIMED
2.0  IPES
3.0 PLAMED
4.0  HAPVIDA (HAPCLINICA ARACAJU)
5.0 BRADESCO
6.0 MEDSERVICE
7.0 CASSI
8.0 CASSE (BANESE)
9.0 AMBEP
10.0 GEAP
11.0 PETROBRÁS
13.0 ASSEFAZ
14.0 CAPE SAÚDE
15.0 CASSIND
16.0 FACHESF

Locais de Atendimento:
1. Climedi
2. Cemise
3. Unicat
4. Clínica Nossa Senhora do Carmo
5. Hapvida - Hapclinica Aracaju
6. Rede Primavera
7. Clínica Santa Sophia
8. Saúde Center no Shopping Jardins
9. IPES CAMPOS (CENTRO)
10. Decós (Coroa do Meio)
11. Rede Primavera (Policlínica Siqueira Campos, Policlínica do Augusto Franco, Diagnose Barão e Campos)

OBS:
Atende o CONVÊNIO IPES  nas seguintes clínicas:
  - Rede Primavera, Clínica Nossa do Carmo em frente à Clínica Santa Helena, Clínica Santa Sophia, Cemise na Rua Construtor João Alves e IPES Centro e na Rua Campos nos Consultórios.

Ver mais