GUSTAVO ALFREDO LOPES DE LIMA especialista em Psicologia em Florianópolis – SC
Neuropsicólogo
CRP 12/06964
Você já parou para pensar como está o seu estado emocional ou desempenho cognitivo? Pois bem, sabemos que alterações no humor e das funções cognitivas podem trazer prejuízos em nossas atividades diárias, como trabalho, estudo e relacionamentos.
Assim, a NeuroQI é uma consultorio especializado em Avaliação Neuropsicológica e Terapias Cognitivas e Comportamentais!
A saber, a Avaliação Neuropsicológica é fundamentada no princípio de interdependência entre cérebro e comportamento, e examina o indivíduo de forma multidimensional (história pessoal, familiar, social e médica) e especifica (capacidades cognitivas, socioafetivas e funcionais), tanto em quadros de doenças como no desenvolvimento normal. Na avaliação são administrados testes psicológicos e neuropsicológicos padronizados, bem como entrevistas que ajudam a caracterizar como o cérebro está funcionando.
Na prática, a Avaliação Neuropsicológica visa estabelecer um perfil das habilidades cognitivas preservadas ou prejudicadas do avaliado, como: inteligência, atenção, memória, linguagem, percepção, funcionamento executivo, praxias, aprendizagem e desenvolvimento; e correlacioná-las com aspectos comportamentais, emocionais e de personalidade.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é considerada uma das principais abordagens de psicoterapia da atualidade. A pesquisa e a prática clínica mostram que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos, destacando-se nesse sentido, por ser uma teoria baseada em evidências científicas.
A TCC consiste em um sistema de psicoterapia que se baseia na teoria na qual o modo como o indivíduo estrutura as suas experiências determina o modo como ele se sente e se comporta. Assim, os sentimentos não são determinados por situações, mas pela forma como as pessoas interpretam tais situações. Nesse sentido, os transtornos psicológicos decorrem de um modo distorcido ou disfuncional de perceber os acontecimentos, influenciando assim, os afetos e os comportamentos (Beck, Rush, Shaw & Emery, 1997).
Dúvidas ou maiores informações sobre o nosso trabalho, entre em contato!