MARCOS EISMANN especialista em Neurocirurgia em Belém – PA
Neurocirurgia • Dor
CRM-PA 11655 | RQE 7528 | RQE 8542
Dores crônicas.
A dor crônica pode ter diversas causas. Ela costuma ser limitante e necessita de tratamento multidisciplinar.
Implantes de eletrodos de estimulação medular.
Alguns casos de dor só conseguem ser efetivamente tratados com procedimentos cirúrgicos e entre esses procedimentos, o implante de eletrodos é uma excelente ferramenta.
Bomba de morfina.
Outra ferramenta que temos disponíveis para pacientes com quadros refratários de dor são os implantes de bomba de morfina.
Tumores cerebrais.
Existem diversos tipos de tumores no cérebro. Alguns têm suas origens neste órgão e outros podem ter origem inicialmente em um órgão diferente.
Aneurismas cerebrais.
Os aneurismas cerebrais são dilatações patológicas que na maioria das vezes causam fragilidade nos vasos, podendo causar sangramentos cerebrais.
Traumatismos cranianos.
Os traumatismos cranianos têm as mais diversas causas, entre eles estão acidentes automobilísticos e quedas.
Hematomas cerebrais.
Os hematomas cerebrais são de diferentes tipos, os mais comuns são os extradurais ou epidurais, os subdurais crônicos e os subdurais agudos.
Hidrocefalia.
A hidrocefalia é o acúmulo de líquido no sistema nervoso. Ela pode acontecer pelo aumento de produção ou pela diminuição da absorção.
Parkinson, Distonia e Epilepsia.
A neurocirurgia, também, trata doenças como Parkinson e Epilepsia em casos que tenham indicação de intervenções neurocirúrgicas como implantes de eletrodos ou cirurgias ablativas.
Patologias da coluna vertebral.
Tumores
Existem diversos tipos de tumores na coluna vertebral. Alguns necessitam de intervenções neurocirúrgicas. Há tumores medulares que, quando indicado, são removidos com auxílio de microscópio.
Traumatismos raquimedulares.
Infelizmente, ainda é muito incidente estes tipos de traumas. Muitos necessitam de cirurgia.
Hérnias de disco e doença osteodegenerativa.
Os tratamentos para hérnia de disco nem sempre são cirúrgicos, devem ser individualizados conforme a patologia e o paciente.